top of page

ASSESSORIA EXECUTIVA VIRTUAL

Damiana Alves | Treinamento e Assessoria remota

Damiana Alves

Homenagem ao profissional de Secretariado Executivo


O que é ser secretária executiva? Resumindo, é mais ou menos assim:

"Acho estranho quando me perguntam como eu dou conta de tudo.

A resposta é simples, sem graça.

Eu não dou. Não dou mesmo.

Seleciono prioridades, foco no que dá, varro o resto para debaixo do tapete.

No dia seguinte levanto a beiradinha do tapete, retiro umas coisas, escondo outras.

Se hoje todas as apresentações não foram terminadas, amanhã isso será prioridade.

Meu tapete nunca fica vazio.

Nunca.

Aliás, tem dias que entulho tanta coisa lá debaixo, que derruba o que tiver em cima. Brigo com o mundo, choro um pouquinho, me sinto a mais desequilibrada das pessoas, espero pelo dia seguinte.

Mas há manhãs em que acordo cheia de amor próprio. Dou risada deste auê todo. Ignoro o tapete já pau a pau com o Monte Everest, e vou bela e formosa (cansada e de piranha no cabelo) tomar um banho demorado.

Algumas tardes viro a revolucionária do tapete. Brota no corpo uma energia que sabe-se lá da onde veio (provavelmente do brigadeiro de colher que comi escondido 3 noites atrás). E lá vou eu disposta a colocar tudo em dia. E não é que eu quase consigo? Se não fosse pelo quase...

E é assim.

Frustrante, alegre, desesperador, feliz.

Um eterno varre, esconde, esvazia.

Não se deixe enganar, tem sempre um tapete.

Na casa de algumas ele fica mais visível, logo na sala. Já outras pessoas preferem usar o do corredor. Mas ele está lá. Tem que estar. Se não a gente enlouquece.

Por trás destas imagens, existe uma pessoa comum. De carne, osso, querendo emagrecer no mínimo 5 kgs, e jurando que amanhã não irá esquecer de atualizar a "To do list".

Com dias bons pra caramba, no estilo: "A vida é bela, poderia ter 7 cavalos, viver numa casinha de sapê, e ser feliz para sempre"

E com dias de "quem sou, onde estou, quem são estas pessoas?"

O denominador comum é o amor, que quando colocado na balança quebra o ponteiro.

Vira o jogo. Não dá nem chance.

O coração é invadido por gratidão.

E com lágrimas nos olhos agradecemos por tudo.

Até mesmo pelo tapete GG!"

Abaixo, a "Oração do profissional de secretariado":

"Senhor, Ajude-me a ter a memória de um elefante ou, pelo menos, uma que acumule informações de três anos. Que, por milagre, eu possa fazer todas as coisas imediatamente. Responder quatro telefones ao mesmo tempo e digitar uma carta que deve ser expedida naquela mesma tarde (embora eu saiba que não vai ser assinada nem no dia seguinte). Faça-me não perder a paciência quando passo horas procurando nos arquivos um papel que encontro na mesa do meu chefe. Dê-me sabedoria de um filósofo. Ajude-me a entender todas as ordens, embora nenhuma explicação me seja dada. Faça-me saber, sem que me tenham dito nada, onde está o meu chefe, o que ele está fazendo, e quando vai voltar. Faça-me parecer atraente àqueles que meu chefe quer impressionar, um monstro aos visitantes inoportunos, e um verme disforme aos olhos de sua esposa. E, no fim do ano, faça-me ter a sabedoria de não destruir, quando me for ordenado fazê-lo, os papéis que serão pedidos por ele mesmo, alguns dias mais tarde". (autor desconhecido)

Finalmente, queridos amigos e leitores, somos nós que abrimos caminhos (e também fechamos tantos outros!), que facilitamos (ou dificultamos, depende para quem!), que chegamos antes e saímos depois e que sabemos de tudo mas não contamos nada (a não ser na presença de um advogado e com um mandado judicial!!).

Então, para todos colegas de profissão, meu mais sincero parabéns pelo nosso dia, hoje e todos os dias, com muito orgulho e felicidade por estarmos nessa jornada, JUNTOS, pois (apesar de parecer clichê!), juntos somos mais fortes! Vamos fortalecer nossa profissão no Brasil! Um forte abraço,

Damiana Alves

Assessoria Executiva Virtual

www.assessoriaexecutivavirtual.com


94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page